Arruda
É considerada umas das ervas mais poderosas para combater inveja e mau olhado, ou olho-gordo.
A Arruda já é conhecida e usada pelas suas capacidades de limpeza e protecção, desde a antiga Grécia antiga,Os gregos e romanos, não só usavam a planta para protecção como também para afastar doenças contagiosas.
O seu poder foi-se espalhando e na idade média ficou conhecida como "a erva sagrada dos domingos".Isto porque nessa altura era muito usada nos rituais de exorcismo, realizados aos domingos.
Fazia-se um preparado à base de vinho e Arruda que era ingerido pelos "possessos" antes de serem exorcizados pelos padres.
No entanto, foi o Brasil que a popularizou, mais precisamente na época da colonização.
Os escravos faziam pesquisas com as plantas para perceber os seus efeitos no corpo e no espírito, e foi através disso que a Arruda, assim como as outras ervas utilizadas hoje para tratamento, ficaram populares.
A sua fama e poder ganhou ênfase e a Arruda começou a ser vendida como amuleto para trazer sorte e protecção.
E não eram apenas as escravas que usavam os galhos da planta escondidos nas pregas dos seus turbantes, as mulheres brancas colocavam o galhos estrategicamente escondidos nos seios.
Houve depois outro factor que reforçou o valor da Arruda naquela época.
A infusão feita com a planta era usada como uma espécie de anticoncepcional e abortivo.
No entanto Arruda, com o avançar da medicina, revelou outras funções interessantes para além de nos proteger de más energias, emitir vibrações de prosperidade, etc.
Hoje em dia sabe-se, que a Arruda também pode ser usada para combater a tosse, piolhos e coceira, por exemplo, pois tem um potencial terapêutico muito grande, mas seu uso interno deve ser alicerçado em formulações estandardizadas e com acompanhamento clínico, devido a sua grande toxidade.